A pintura é uma etapa importante na finalização de objetos metálicos. Além da estética, ela serve para proteger e prolongar a vida do material.
Mas ela pode ser um desafio se você não souber faze-la corretamente. Para te ajudar, listamos aqui a ordem dos processos necessários nessa tarefa. Confira:
- Lixar: comece lixando para retirar resquícios de tinta e de ferrugem. Essa remoção e as ranhuras provocadas pela lixa irão contribuir diretamente para a aderência da tinta.
- Limpar: aplique tíner e deixe agir por cerca de 30 minutos. Com a sujeira amolecida, limpe a peça.
- Antiferrugem: aplique o produto antiferrugem ou desoxidante com o auxílio de pincel. Após 20 minutos, lave a superfície com água corrente e enxugue com um pano seco.
- Isolar (Etapa opcional): aplique o isolante (como o zarcão) e espere um dia até que a superfície esteja completamente seca. Caso a peça vá ficar muito exposta ao clima, reaplique o isolante.
- Pintar: algumas tintas já isolam o material sem a necessidade da etapa descrita acima. Com tinta específica para metal, dê de 2 a 3 demãos. A superfície do metal deve ser coberta completamente.
A chave para o sucesso é a aderência da tinta. Realizando essas etapas corretamente, o serviço estará garantido. A tinta é a solução mais econômica para combater a corrosão.
Gostou das dicas? Compartilhe com alguém que também vai gostar de saber disso!
COPROAÇO – Av. Dom Pedro I, 300. Cornélio Procópio.
WhatsApp: (43) 3524-4444